Assinatura RSS

Terroir e Fazendas Orgânicas

O  “Terroir”

O “Terroir”  se define como a localização da produção, sendo a combinação do solo, clima, variedades cultivadas e dos atores sócio-culturais, conferindo características distintas aos produtos originários deste espaço.

Nosso “Terroir” de predileção se situa nas margens do Rio de Contas, distrito de Taboquinhas – Itacaré, no coração da IG Cacau Bahia (Identificação Geográfica).

É constituído de plantações antigas, de mais de 40 anos de idade, cultivadas em sistema Cabruca (com sombreamento) e formadas de uma ampla diversidade de variedades, principalmente de Cacaus Forasteiros, acompanhados de diversos hybra.

P1040943

Os agricultores, diaristas e meeiros, são humildes e “roceiros dos antigos”, nesse interior esquecido no tempo, ainda sem estrada de asfalto, e com muitas áreas sem luz elétrica nem sinal de celular. Morando na roça mesmo, em Água Fria desde 2003, Haroldo compartilha esse dia a dia com o povo local.

 

 

Fazendas Orgânicas

P1050032O Haroldo vive há 8 anos na Fazenda Pura Vida, desenvolvendo parceria e técnicas de produção, além de permacultura, ecoturismo e convivências na Fazenda.

Hoje, o inicio promissório da Fazenda Taboquinhas proporciona uma outra fonte local de cacau de qualidade, situado na mesma margem do Rio de Contas que a Fazenda Pura vida.IMG-20170606-WA0000

Essas duas fazendas, certificadas Orgânicas pela SPG* Rede dos Povos da Mata Atlântica, são a Origem de nosso cacau, sendo possível a compra de lotes a outros produtores orgânicos da região e agricultores agroecológicos.

*Sistema Participativo de Garantia – Rede Povos da Mata Atlântica

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: